AssisNet

Taupomba.gif (3382 bytes)

AssisNet é uma grupo de discussão dedicado a todos os admiradores de São Francisco de Assis, natural de Assis, Itália (1182-1226). Com alguns amigos, São Francisco  iniciou o que seria a Ordem dos frades franciscanos. Com a ajuda de Clara, fundou a ordem das Clarissas e, em 1221, a Ordem Terceira ou Ordem Franciscana Secular. O Pobrezinho de Assis renovou a vida da Igreja Católica e continua a fascinar o mundo por ser uma criatura de paz e voltada ao amor e à natureza.

A Família Franciscana é composta pelas 1ª, 2ª e 3ª Ordens. A primeira Ordem, fundada em 1209, composta por religiosos e sacerdotes, é formada pela OFM (Ordem dos Frades Menores), OFM CONV (Ordem dos Frades Conventuais) e OFM CAP (Ordem dos Frades Capuchinhos). A segunda ordem (1212), composta apenas por religiosas, é formada pelas Clarissas, Concepcionistas e Capuchinhas. Já a terceira ordem, composta por leigos, sacerdotes diocesanos e religioso(a)s, é subdividida em Secular e Regular. A secular (leigos e sacerdotes, fundada em 1221) é composta pela OFS (Ordem Franciscana Secular), FSFS (Fraternidade Sacerdotal Franciscana Secular), JUFRA (Juventude Franciscana) e PFF (Pequena Família Franciscana). A regular (1250), composta por religiosos e sacerdotes,  é formada pela TOR (Terceira Ordem Regular), Irmãos e Irmãs. Também existe famílias franciscanas ligadas a outras religiões cristãs, tal a popularidade deste santo.

Se você pertence a alguma dessas famílias franciscanas ou é um admirador (leigo, sacerdote ou religioso) de São Francisco de Assis, então junte-se ao nosso grupo para conhecer mais sobre o nosso pai seráfico, cuja regra e vida  é: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez de Cristo o inspirador e o centro de sua vida com Deus e com os homens (1 Celano, 18,115).

Para se inscrever nesta lista de discussão coloque o seu e-mail no quadro a seguir:

Cadastre-se em 
Admiradores de São Francisco de Assis
Digite o seu endereço eletrônico aqui:

Lista de Discussão ancorada em
Yahoogrupos.com.br

Como administrar o seu cadastro na lista, por e-mail?

  1. Para cadastrar-se, remeta uma mensagem em branco (nada escrito no corpo da mesma) para assisnet-subscribe@yahoogroupos.com.br.

  2. Para desligar-se deste grupo remeta uma mensagem em branco para assisnet-unsubscribe@yahoogroupos.com.br.

  3. Para entrar em contato com o organizador do grupo escreva para o seguinte endereço: webmasterARROBAmundocatolico.org.br. (substitua a palavra ARROBA pelo caractere "@", como de praxe)


Como administrar a sua participação no grupo?

  1. Para enviar mensagens para o grupo, utilize o endereço da lista:
    assisnet@yahoogroupos.com.br.

  2. A sua auto-apresentação é obrigatória na sua primeira mensagem (a ausência dela coloca o seu e-mail na condição temporária de "moderado", isto é, a sua mensagem não vai automaticamente para o grupo, mas para a caixa postal do moderador, para posterior aprovação. Informe o seu nome completo, cidade onde reside e a sua religião. Opcionalmente coloque a igreja que freqüenta, se pertence a uma ordem religiosa, etc. Se religioso ou religiosa, cite também a sua ordem para conhecimento do grupo.

  3. Procure não fugir do foco do grupo, isto é, dê preferência a temas e discussões sobre São Francisco de Assis e do franciscanismo em geral, quer na visão dos leigos, quer na visão dos nossos religiosos e religiosas. Se o tema foge dos objetivos aqui propostos então inscreva-se no grupo MUNDO CATÓLICO, por ter características generalistas sobre o catolicismo apostólico romano. Aqui o ponto de convergência é São Francisco e também Santa Clara de Assis;

  4. A remessa de arquivos anexados está temporariamente suspensa por precaução contra vírus. Se você tem um arquivo importante e deseja compartilhar com o grupo então remeta-o para o moderador que em seguida fará o upload, sem virus,  para o diretório do AssisNet. Assim os demais membros terão acesso facilitado ao mesmo. Conheça a página do diretório do AssisNet em
    http://br.groups.yahoo.com/group/AssisNet/files;

  5. Evite fazer retransmissão (forward) de assuntos oriundos de outros grupos de discussão sem conexão com temas ligados ao franciscanismo. O nosso grupo deve ter a sua própria personalidade e linha de discussão;

  6. Dê preferência às mensagens escritas em texto simples, isto é, sem formatação em HTML pois fica mais rápido para serem carregadas para o seu computador e evita eventuais vírus inseridos, embora que de forma involuntária, obviamente. Tais vírus poderão estar escondidos em algum tipo de script embutido. 

Utilizando a tradicional saudação franciscana, damos as boas vindas ao nosso fórum franciscano com: PAZ E BEM!

MUNDO CATÓLICO®  
Atualizada em 08/11/03